domingo, novembro 20

O grau zero da democracia

Jornais, radios e televisões prestam um mau serviço quando ‘elegem’ à partida os candidatos presidenciais merecedores de um convite para participar nos debates.
Inconformado, Garcia Pereira, um dos candidatos, vai queixar-se ao Presidente da República e à Alta Autoridade para a Comunicação Social de discriminação por parte das estações televisivas SIC, RTP e TVI na escolha dos participantes nos debates sobre as presidenciais.
A manobra de realizar os debates antes do início da campanha, de forma a contornar o princípio de igualdade de tratamento de todas as candidatures, é uma perfeita fraude democrática.
De facto, é escandalosa a forma como a RTP se comporta, apesar das responsabilidades a que está obrigada e dos milhões e milhões de euros que recebe do erário público
Em relação a esta matéria, tal como noutras, não colhe o argumento que as estações privadas podem ter um comportamento diferente da estação pública.
Tal como noutras eleições, há os que defendem e reclamam, e muito bem, os mais básicos princípios democráticos e constitucionais, e os outros, os palradores da renovação da classe política, que no momento da verdade metem a democracia no bolso e tratam da vidinha.

2 comentários:

FT disse...

Se lançares um abaixo-assinado virtual, eu assino.

. disse...

Idem, Idem