quinta-feira, outubro 28

A razão do mercado


Uma das virtudes da colocação em bolsa de empresas detentoras de meios de comunicação social é, precisamente, a sua exposição ao risco, a uma penalização financeira, em casos de interferência e de gestão duvidosa.

Ora, esta eventualidade não se verificou, após ter rebentado o caso TVI/Marcelo Rebelo de Sousa. A performance bolsista da Media Capital, que controla a TVI, não foi afectada, muito pelo contrário. As acções têm registado sucessivas ganhos, tendo subido 2,96%, na sessão de quinta-feira, 28.

Os operadores do mercado português não acreditam que a rentabilidade da estação de televisão esteja em causa, apesar da perda de shares muito apetitosos, que o comentário do professor garantiu à TVI, nos últimos anos.

Ora, assim sendo, alguma coisa está a segurar a subida dos papéis do grupo de Paes do Amaral, o que dá consistência aos rumores sobre negócios importantes, - realizados ou em preparação -, que dependem de uma posição favorável do Estado.

De facto, o mercado de capitais interpretou a remoção do 'obstáculo', chamado Marcelo Rebelo de Sousa, como uma via verde para mais-valias tão importantes que fazem esquecer o rombo na imagem e na credibilidade da TVI.

Mais tarde ou mais cedo, perceber-se-à a razão do mercado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente 'post', meu caro. JPH

hfm disse...

Gostei de ler e concordei.

hfm

http://linhadecabotagem.blogspot.com
http://alicerces.blogspot.com

Anónimo disse...

O meu caro amigo acertou na mouche. A única censura à censura é a que os espectadores podem fazer e, esses, estão para lá de Bagdad no que toca a exigência e sentido de rigor. Por isso, o crime compensará sempre. E toda esta discussão será mais um episódio curricular na nossa querida democraciazinha. Com a política de férias, resta-nos o bater forte do blogue?
pp