sexta-feira, outubro 15

O cancro da Democracia

A notícia do dia está aqui

Mais uma vez, os negócios do mundo do futebol cruzam-se com o escândalo nacional do financiamento da actividade política. De uma vez por todas, a classe política tem de legislar, com transparência, sobre o financiamento dos partidos políticos, para acabar com o bloco central de interesses, que recebe e distribui favores à custa do erário público.

Em trinta anos de Democracia, da esquerda à direita, ninguém tem escapado à censura pública dos sucessivos relatórios do Tribunal Constitucional. Aqui está, à vista de todos, um assunto que podia dar origem ao primeiro pacto de regime da era Santana/Sócrates/Portas/Carvalhas(?)/Louçã.

Enquanto não houver uma verdadeira lei de financiamentos dos partidos, com sanções pesadas para os prevaricadores, estejam no poder ou na oposição, o festim vai continuar.

Infelizmente, esta iniciativa está longe de poder acontecer. Todos os líderes partidários falam sobre o cancro da Democracia, mas ninguém ousa dar o primeiro passo para formalizar um entendimento.

Por que será?

Sem comentários: