quarta-feira, outubro 20

PP ao ataque

«ESTA abre Ciclo de Conferências com Pacheco Pereira

Pacheco Pereira, ex-euro deputado do PSD, abriu o Ciclo de Conferências da ESTA, criticando o poder do Estado sobre a comunicação social.


Pacheco Pereira defendeu hoje, em Abrantes, que “existe uma excessiva pressão do Estado” nos órgãos de Comunicação Social, a nível hierárquico e económico. A convite da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), o ex-deputado do PSD concluiu que “não é permitida qualquer manobra ou negócio na Comunicação Social sem a intervenção do Estado”.
Na abertura da segunda série do Ciclo de Conferências da ESTA, intitulado “Comunicação a Direito”, José Pacheco Pereira deu uma palestra subordinada ao tema “Comunicação Social – funções e poderes”.
Foram focados alguns dos aspectos que o convidado considera serem os principais problemas da Comunicação Social na actualidade: a relação com o poder estatal, a transformação da democracia em demagogia e o papel das novas tecnologias.
Entre os problemas clássicos de autonomia, Pacheco Pereira encontra também outros poderes da sociedade portuguesa, como o futebol e a Igreja, que “em momentos cruciais actuam” junto dos órgãos de Comunicação Social.
O ex-euro deputado do PSD afirmou que “as inovações tecnológicas ao nível da Comunicação Social estão a destruir os mecanismos sobre os quais se levanta a democracia. Na Comunicação Social pode-se fazer tudo e a televisão é o principal meio para isso”, exemplificando com o reality-show “Big Brother”.
Pacheco Pereira acredita que as novas tecnologias, em especial, os telemóveis, ocupam cada vez mais espaço em sociedade. “Hoje, não é socialmente admissível que uma pessoa não esteja disponível para atender telefonemas”.
Na conferência foram focados ainda aspectos como a manipulação de informação e o caso “Marcelo Rebelo de Sousa”. Na opinião de Pacheco Pereira, “a coluna do Prof. Marcelo causava danos ao Governo”, mas era “um sucesso e insubstituível”. »
Marina Guerra, aluna do 5º ano do Curso de Comunicação Social da ESTA

Sem comentários: