A questão dos «furos» é um problema crónico do sistema de ensino português.
José Sócrates e a ministra da Educação (não me recordo do nome, o que é bom sinal) estão preocupados com a falta de ocupação dos alunos nas escolas quando os professores faltam. O primeiro-ministro, com a habitual candura, que até dá para BRINCAR, prometeu o céu e a terra, anunciando que as escolas devem oferecer aulas de substituição ou, em alternativa, actividades de aprendizagem, no caso de os professores faltosos deixarem os meninos à solta. Aliás, a ministra garantiu que as tais boas práticas escolares não devem implicar um aumento do número de professores ou de meios.
Não é por acaso que os sindicatos dos professores se manifestaram surpreendidos, pois a aplicação da medida defendida pelo ministro envolve, obviamente, mais recursos físicos e humanos para que tal intenção possa ser concretizada. Como se de um passe de mágica se tratasse, José Sócrates e a sua ministra de Educação decretaram, oficialmente, o fim do problema, mas não adiantaram como será possível, de um dia para o outro, resolver uma das tradicionais lacunas das escolas nacionais. Aqui está, mais uma vez, o estilo inconfundível de José Sócrates. Lança uma ideia popular – quem é o pai que não está de acordo com a exigência do PM? -, sem dizer uma palavra em relação à forma como deve ser posta em prática. É a porta aberta a todo o tipo de HIPÓTESES E ESPECULAÇÕES.
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